.
Texto de Gisela Cabral.
Senhores Professores,
Com o propósito de desenvolver novas parcerias que contemplem e potencializem sua capacidade de atuar como instituição de apoio à Universidade de Brasília - UnB e a outras Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, a FINATEC criou duas novas gerências: Gerência de Cooperação Nacional e Gerência de Cooperação Internacional - que conjuntamente com a Gerência de Empreendimentos, têm o objetivo de ampliar a atuação da Fundação junto a empresas e órgãos públicos e privados, nacionais e estrangeiros, e entidades financiadoras.
As Gerências têm o papel de estreitar os laços entre essas entidades, com foco na intermediação e identificação de oportunidades inovadoras que atendam às premissas Estatutárias da FINATEC atendendo às necessidades da sociedade por meio de desenvolvimento científico e tecnológico.
Visando obter êxito e sucesso na captação de empreendimentos e projetos, estamos atualizando nosso cadastro de professores/pesquisadores da UnB, bem assim requisitando informações adicionais que nos subsidiarão em nossa missão de captar novos projetos.
O cadastro atualizado nos auxiliará - também, com informações sobre as áreas de atuação e respectivas linhas de pesquisas/projetos dos professores.
Gostaríamos, então, de contar com sua compreensão e colaboração, visualizando no arquivo em anexo, suas informações, confirmando a exatidão destas, bem como complementando os campos ainda em branco.
Desde já manifestamos nosso agradecimento. Contamos com a compreensão e colaboração e aguardamos sua resposta.
Atenciosamente,
Gerência de Cooperação Internacional
Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - FINATEC
Tel. 55 61 3348-0521 / 55 61 3348-0530
Fax 55 61 3348-0519
E-mail: Coop.internacional@finatec.org.br
http:\\www.finatec.org.br
"Visando obter êxito e sucesso na captação de empreendimentos e projetos, estamos atualizando nosso cadastro de professores/pesquisadores da UnB, bem assim requisitando informações adicionais que nos subsidiarão em nossa missão de captar novos projetos."
Acompanha uma ficha de cadastro.
Coincidentemente, o Diretor Presidente da FINATEC (afastado) e sua esposa, ambos professores lotados no Departamento de Ciências Fisiológias, do Insitutod e Biologia da UnB, estão solicitando licença para afastamento fora do país conforme Convocação para a 5a. Reunião do Colegiado do CFS, do ano 2008, que será realizada às 09:00 h do dia 30/06/2008 (segunda-feira), na Sala de Reuniões do IB, nos seguintes termos:
Pauta:
"1. Solicitação de Afastamento do País ao Prof. Dr. Carlos Alberto Bezerra Tomaz para apresentação de seminários e discussão de projetos de pesquisa em colaboração junto à Università Degli Studi Dell’Aquila – Itália, no período de
2. Solicitação de Afastamento do País à Profª Drª Maria Clotilde Henriques Tavares para apresentação de seminários e discussão de projetos de pesquisa em colaboração junto à Università Degli Studi Dell’Aquila – Itália, no período de
Seriam os professores supracitados os primeiros a serem beneficiados por convênios internacionais, através da recém criada Gerencia de Cooperação Internacional?
Cadastramento de professores para quê? Será que algum docente vai querer ver o seu nome associado à uma marca que deu e está dando tanta confusão? Ou esse cadastro serviria para uma avaliação da resposta dos docentes da UnB quanto à disposição de permanecerem ligados à FINATEC, como um componente orgânico de sua política de captação de recursos públicos e privados?
Introdução
Brasília, 16 de junho de 2008
Marcelo Valle de Sousa
Igo Estrela/Especial para o CB/D.A Press - 17/5/08 |
![]() |
O reitor Roberto Aguiar extinguiu a taxa de formatura, considerada discriminatória: quem não pagasse não participava da cerimônia |
Fubra respeitará portaria interministerial
Fundação define, em reunião com a Reitoria pro tempore, que continuará apoiando atividade científica da UnB
André Augusto Castro
Da Secretaria de Comunicação da UnB
A Fundação Universitária de Brasília (Fubra) também cumprirá as determinações da portaria interministerial nº 475, editada em abril de 2008 pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT). A entidade era a única entre as seis fundações de apoio à UnB que ainda não havia concordado com o cumprimento da norma.
A decisão foi comunicada à Reitoria pro tempore da UnB em reunião na tarde de quarta-feira, 11 de junho. "Eles relataram não ter qualquer restrição à portaria e aproveitamos para debater questões administrativas de contratos e convênios", revela o vice-reitor pro tempore, José Carlos Balthazar.
Com a decisão da Fubra, a UnB pode avançar no cumprimento da portaria, que já está em vigor. Balthazar garante que tudo que está em execução será concluído na forma em que foi acordado e que, a partir de agora, só serão firmados contratos dentro das novas regras.
TRIAGEM - A adoção dos dispositivos da portaria, no entanto, pode demorar. A UnB fará o levantamento do credenciamento de cada fundação, para saber quando devem ser renovados. "É preciso definir mudanças estatutárias, quando necessárias. Algumas querem fazer isso mesmo antes de os credenciamentos expirarem", detalha o vice-reitor.
Ele acrescenta que as fundações são importantes para a universidade porque facilitam o desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados por entidades externas, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao MCT. De acorco com ele, a financiadora exige que os convênios sejam firmados com fundações.
"Definiremos internamente as rotinas, normas e procedimentos para fazer a triagem das propostas e só manteremos aquelas que tiverem essa característica", garante. Ele acrescenta que grande parte dos problemas que levaram à edição da portaria referem-se a projetos que não têm cunho acadêmico ou ligação com ensino, pesquisa e extensão.
Monique Renne/Espe. CB/D.A Press - 9/2/08 |
![]() |
|
Igo Estrela/Esp. CB/D.A Press |
![]() |
Aguiar, da UnB, Fernandes, da Finep, e Rodrigues do MCT: por medida de precaução convênios com a Finatec são analisados sob crivo rigoroso |
Caio Gomez/Especial prara o CB |